Denominação do curso

Bacharelado em Engenharia Civil.

Modalidade

Presencial.

Duração do curso

5 anos.

Mensalidade

R$ 1.581,75 * Valores referentes a semestralidade (calculada para 06 parcelas) com desconto para pagamento em dia (valores já com desconto de 5%). 

Engenharia Civil: O que é?

É a área de conhecimento responsável pela elaboração, execução e manutenção de obras de infraestrutura para diversas finalidades, como prédios, casas, fábricas, pontes, entre outros. Para tanto, são seguindo requisitos técnicos, de projeto e normativas determinadas pelas legislações aplicáveis.

O que faz um engenheiro civil?

O Engenheiro Civil planeja, desenvolve e executa obras de construção civil em todas as suas etapas, utilizando conhecimentos adquiridos em uma Faculdade de Engenharia Civil.

Nova call to action

Por que fazer uma graduação em Engenharia Civil?

O curso de Engenharia Civil possui uma alta procura, pois é uma profissão que está sempre demandando profissionais e possui muitas áreas nas quais o egresso poderá se especializar: construção civil, estradas, cálculos, geotecnia, inspeções e gerenciamento de obras, etc. E a faculdade de Engenharia Civil possibilita ao aluno todo o preparo para desenvolver suas atividades plenamente.

O que se aprende na faculdade de Engenharia Civil?

Na faculdade de Engenharia Civil, o aluno adquire conhecimentos que o capacitam a pensar todas as etapas necessárias para que uma edificação seja construída. Para isso, a grade curricular do curso possui disciplinas como estruturas de concreto, tecnologia da construção, desenho técnico, eletricidade, hidráulica, segurança do trabalho, topografia, instalações prediais, processos de gestão de obras e projetos, etc.

Como é o mercado de trabalho em Engenharia Civil

O mercado de trabalho em Engenharia Civil é vasto em oportunidades de atuação, seja na iniciativa privada ou no setor público. O profissional formado por uma faculdade de Engenharia Civil tem oportunidades para trabalhar em diversos campos, como construção civil, construção de pontes e estradas, cálculos estruturais, geotecnia, inspeção de obras, etc

Por que estudar Engenharia Civil na FAP?

Na faculdade de Engenharia Civil da FAP o aluno encontra um ambiente funcional, com confortáveis instalações, salas de aula climatizadas, recursos multimídia, salas para estudos, computadores, biblioteca com acervo permanentemente atualizado e laboratórios de formação profissional equipados e modernos, como:

  • FAB LAB
  • Laboratório de Química
  • Laboratório de Física
  • Laboratório Materiais de Construção
  • Laboratório de Mecânica dos Solos
  • Laboratório de Hidráulica.
  • Laboratório de Topografia
  • Laboratório de Informática

O corpo docente altamente qualificado completa a infraestrutura de excelência oferecida pela Faculdade Paraíso do Ceará.

Qual é o perfil profissional do engenheiro civil?

Para executar qualquer obra de engenharia civil são necessárias atividades como o levantamento de condições de solo, estudos de impacto ambiental, levantamento de requisitos do projeto, verificação de viabilidade, etc. Para isso, o projeto costuma ser dividido em equipes, uma formada por engenheiros de projeto, outra por engenheiros de cálculo, outra responsável pelos estudos de solo, e assim por diante.  

Estes profissionais devem seguir o planejamento  trabalhando em conjunto, alinhando os seus processos, de forma com que o resultado final seja uma obra em conformidade com o planejado e com as leis vigentes. Para desenvolver corretamente todas as atividades, o engenheiro precisa ter uma visão global em relação aos diferentes processos envolvidos.

Nas obras de engenharia civil, um ajuste pontual tem implicações em várias camadas. Neste sentido, mesmo pequenos ajustes como  a necessidade de mudar o lugar de uma parede afetam projetos complementares como os de eletricidade, cálculos estruturais, estudos de  fluxo e até mobiliário. Dessa forma, é preciso ser organizado para que todas as alterações sejam implementadas em todos os planos.

Assim, como em quase todas as profissões, a engenharia civil exige profissionais com facilidade de trabalho em conjunto. Também devem ser flexíveis e compreensivos, entendendo que às vezes pode existir a necessidade de repensar soluções, uma vez que fornecedores podem mudar, novas exigências podem ser implementadas e até mesmo mudanças no orçamento exigem adaptação contínua.

Meticulosidade e detalhismo também são características de engenheiros civis, pois um projeto de construção precisa seguir uma série de requisitos, sejam eles legais, de segurança, de usabilidade, do cliente, etc. É papel do engenheiro transformar estas informações em um projeto visual e montar um planejamento, determinando o que precisa ser feito, de que forma, com quais materiais, qual equipe, cronograma, orçamento, etc.

 

Outras Informações 

Coordenação do Curso:

Prof. Mayco Velasco

mayco.velasco@fapce.edu.br 

Tel: (88) 3512-3299 | Ramal 240

Matriz curricular

Portarias MEC


Baixe agora o seu e-book!


ASSINE NOSSA NEWSLETTER E SAIBA MAIS!

Quero saber muito mais!

Se ainda precisa de mais informações para tomar a sua decisão, deixe o seu contato que lhe enviaremos um material com tudo o que você precisa saber sobre a Fap - Faculdade Paraíso.