Denominação do curso

Bacharelado em Fisioterapia.

Modalidade

Presencial.

Duração do curso

5 anos.

Mensalidade

R$ 1.301,50 * Valores referentes aos créditos do primeiro semestre do curso conforme matriz curricular. Valor já com desconto para pagamento em dia.

Fisioterapia: o que é?

A Fisioterapia é a área da Saúde que tem por objetivo estudar, diagnosticar, prevenir e reabilitar pacientes que possuam algum distúrbio de movimento ou funcionamento dos órgãos ou sistemas corporais.

O que faz um fisioterapeuta?

Fisioterapeutas são profissionais formados por uma Faculdade de Fisioterapia, na qual aprendem técnicas de diagnóstico e tratamento de problemas relacionados ao movimento e funções do corpo humano. Também podem realizar atividades de prevenção a este tipo de problemas.

É de competência dos fisioterapeutas a emissão de laudos, diagnósticos e prognósticos, pareceres e atestados, bem como a solicitação de exames, quando necessário.

Por que fazer uma graduação em Fisioterapia?

A Faculdade de Fisioterapia forma profissionais habilitados a promover tratamentos que desencadeiam melhorias no quadro clínico e na qualidade de vida dos pacientes.

Em muitos casos a Medicina não fornece um tratamento total ao paciente sem a atuação de um fisioterapeuta. Tratamentos pré e pós operatórios, manutenção da mobilidade de pacientes acamados, reabilitação pulmonar, entre outros, necessitam de um fisioterapeuta.

O que se aprende na Faculdade de Fisioterapia?

Durante a Faculdade de Fisioterapia o aluno estuda principalmente matérias ligadas ao funcionamento do corpo humano, portanto, da área de Ciências Biológicas e da Saúde. Para se graduar, o aluno da Faculdade de Fisioterapia deve realizar um estágio supervisionado e um trabalho de conclusão de curso (TCC), além de obter nota e frequência mínimas em todas as disciplinas cursadas. Confira a grade curricular da Faculdade de Fisioterapia

Uma vez formado no Curso de Fisioterapia, o profissional precisa se registrar no Conselho Regional de Fisioterapia (CREFITO) para exercer a profissão.

Como é o mercado de trabalho em Fisioterapia?

A Fisioterapia possui um rico mercado de trabalho. Hospitais, centros de reabilitação, empresas, atendimento à domicílio e clínicas especializadas são alguns dos locais em que o fisioterapeuta é bastante requisitado.

Dentre os campos de atuação, o fisioterapeuta pode atuar na Fisioterapia do Trabalho, Neurológica, Cardiorrespiratória, Ocupacional, Estética, entre outras.

Por que estudar Fisioterapia na FAP?

Na Faculdade Paraíso você encontrará um ambiente moderno e receptivo, com salas de aula, biblioteca, redes de computadores que fornecem todas as condições necessárias para uma boa formação. Além disso, o aluno pode contar com a orientação de professores altamente qualificados na área.

Qual é o perfil profissional de Fisioterapia?

O fisioterapeuta é um profissional que trabalha diariamente com os mais diversos tipos de público: adultos, crianças, pessoas com deficiências genéticas, entre outros.

Deve ser alguém que goste de lidar com pessoas e de servir e cuidar do próximo. Assim sendo, paciência, sensibilidade, empatia e visão humanizada são características primordiais deste profissional.

Um bom fisioterapeuta deve ser atento ao paciente, enxergar a sua dor e as suas limitações. Precisa comunicar-se de forma clara, escutar as queixas e explicar ao paciente os procedimentos a serem feitos, como a forma de fazer os exercícios durante as sessões.

Como todo profissional da área médica, o fisioterapeuta deve manter a ética e o sigilo em relação ao quadro dos pacientes, não realizando julgamentos pessoais, nem revelando informações para outras pessoas.

O fisioterapeuta também precisa lidar com fatores emocionais e ter um bom preparo psicológico, tendo em vista que atua com diversos casos difíceis, como pacientes de UTI, pessoas em pré e pós-operatório de acometimentos graves, pacientes com câncer e abalados emocionalmente.

O profissional da área de Fisioterapia precisa dominar os métodos e as técnicas de sua área para avaliar o quadro do paciente e decidir qual o melhor tipo de tratamento. Precisa, também, ter habilidades de trabalho em equipe, pois geralmente faz parte de equipes multidisciplinares.

Para ser um profissional diferenciado, o fisioterapeuta deve estar sempre buscando mais qualificação e  estar atento para as evoluções científicas e tecnológicas.

Por fim, o fisioterapeuta deve ser um profissional humanizado, com total comprometimento na busca da prevenção, tratamento, habilitação e reabilitação do paciente.

Outras Informações 

Coordenação do Curso:
Denilson de Queiroz
denilson.queiroz@fapce.edu.br

Tel: (88) 3512-3299

Matriz curricular

Quero saber muito mais!

Se ainda precisa de mais informações para tomar a sua decisão, deixe o seu contato que lhe enviaremos um material com tudo o que você precisa saber sobre a Fap - Faculdade Paraíso.