Denominação do curso

Bacharelado em Nutrição.

Modalidade

Presencial.

Duração do curso

4 anos.

Mensalidade

R$ 1.102,00 * Valores referentes aos créditos do primeiro semestre do curso conforme matriz curricular. Valor já com desconto para pagamento em dia.

Nutrição: o que é?

Nutrição é a área de conhecimento que se ocupa de compreender como o organismo humano recebe, processa e aproveita os nutrientes dos alimentos para manter suas funções.

O egresso de uma faculdade de Nutrição é o profissional responsável por orientar a ingestão de alimentos de modo que cada pessoa receba os nutrientes necessários para manter a saúde e o bem-estar.

O que faz um nutricionista?

O nutricionista clínico, aquele que faz atendimentos em consultório, realiza o diagnóstico nutricional do paciente com base em exames físicos e laboratoriais. Com base neles, prescreve planos alimentares personalizados a fim de que o paciente restabeleça sua saúde por meio de uma alimentação balanceada.

Mas não é só na clínica que o nutricionista pode atuar. Ele também pode desenvolver sua carreira orientando o preparo de alimentos em restaurantes, spas, hotéis e cruzeiros.

A indústria alimentícia é outro segmento em que o nutricionista é bastante requisitado. Além de desenvolver novos alimentos, ele pode atuar no controle de qualidade da produção e também no marketing nutricional.

Por que fazer uma graduação em Nutrição?

A faculdade de Nutrição prepara o profissional para atuar em diversos segmentos de mercado. Ainda que a nutrição clínica seja a mais adotada pelos egressos desse curso, existem possibilidades de atuação para além da prescrição de dietas a pacientes.

O mercado turístico brasileiro é bastante convidativo e a necessidade do nutricionista é constante em pousadas, hotéis, cruzeiros e resorts, por exemplo. A indústria de alimentos também se constitui em uma área bastante atrativa para o profissional, assim como a consultoria nutricional.

O que se aprende na Faculdade de Nutrição?

Durante a faculdade de Nutrição o aluno aprende sobre o funcionamento do corpo humano e suas necessidades nutricionais básicas. Também desenvolve habilidades que permitem o atendimento a públicos específicos, como gestantes, recém-nascidos e idosos.

A composição dos alimentos é outra vertente de conhecimento aprendida durante a graduação em Nutrição, o que possibilita ao futuro profissional conhecer a contribuição de cada alimento para a manutenção da saúde humana.

Empreendedorismo, marketing e gestão também permeiam a grade curricular do curso de Nutrição, contribuindo para que os estudantes concluam a graduação prontos para abrirem seus próprios empreendimentos.

Como é o mercado de trabalho em Nutrição?

Os estabelecimentos de saúde são os que mais empregam os nutricionistas formados. Clínicas médicas, hospitais, clínicas de estética e consultórios particulares são exemplos de ambientes em que o egresso da Faculdade de Nutrição pode ser empregado.

Há muita demanda também no segmento de bares e restaurantes, no qual o nutricionista tem o dever de elaborar cardápios saborosos e equilibrados nutricionalmente, além de garantir a qualidade do alimento preparado.

O marketing nutricional oferece a oportunidade de o nutricionista orientar o tipo de informação que é inserida nas embalagens dos produtos, garantindo que os consumidores tenham acesso à tabela nutricional dos alimentos, bem como sua composição.

Por que estudar Nutrição na FAP?

Corpo docente qualificado e infraestrutura de qualidade esperam por você na FAP. As salas de aula climatizadas oferecem conforto e comodidade durante as aulas, que podem ser complementadas com horas de estudo na biblioteca. Auditório, lanchonete e livraria também compõem a estrutura disponibilizada aos alunos da Faculdade Paraíso do Ceará.

O curso conta com laboratórios de Bromatologia, Bioquímica, Dietética, Tecnologia e análise de alimentos, avaliação nutricional, Anatomia, Fisiologia, Patologia, Citologia, Histologia e Embriologia, todos montados com equipamentos de ponta para melhor qualidade de ensino.

Qual é o perfil profissional do nutricionista?

Como profissional da área da saúde, o nutricionista deve reunir uma série de habilidades relacionadas ao contato humano. Empatia, sensibilidade e comunicação clara e assertiva fazem parte do seu dia a dia. Saber ouvir e interpretar as queixas e necessidades dos pacientes é outro fator determinante para a carreira do profissional de Nutrição.

Enquanto gestor de equipes, seja em hospitais, clínicas ou restaurantes, o nutricionista deve desenvolver sua liderança e capacidade de gerenciar processos, motivando as pessoas a cumprirem com seus papéis.

Quando proprietário de um negócio próprio, como uma clínica, o nutricionista também deve ter noções de gestão de empresas, atendimento ao cliente e marketing, para fazer seu empreendimento conhecido.

Atualização constante, seja por meio de cursos de curta duração ou especializações, fará parte da carreira do egresso da faculdade de Nutrição, dada as descobertas constantes sobre as propriedades dos alimentos e seus efeitos no organismo humano.

Nova call to action

Outras Informações

Coordenação: Profa. Michelly Queiroz

michelly.queiroz@fapce.edu.br 

Tel: (88) 3512-3299 | Ramal 277

Matriz curricular

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E SAIBA MAIS!

Quero saber muito mais!

Se ainda precisa de mais informações para tomar a sua decisão, deixe o seu contato que lhe enviaremos um material com tudo o que você precisa saber sobre a Fap - Faculdade Paraíso.