Forma de Ingresso Vestibular Tradicional

No vestibular tradicional os candidatos prestam uma prova presencial, com questões de múltipla-escolha de conteúdos apreendidos no ensino médio.

A prova possui perguntas de raciocínio lógico, interpretativo e discursivo, como no caso da redação que possui o maior valor entre as pontuações exigidas.

É necessário realizar sua inscrição com antecedência para que o nome esteja devidamente registrado no sistema da instituição onde prestará o exame. No dia da prova, será necessário comparecer ao local determinado, portanto os documentos necessários.

As universidades têm autonomia para decidir qual processo seletivo oferecem, por isso, é o estudante que deve avaliar se a oferta é ideal para o seu perfil. Para aqueles que procuram informações sobre o vestibular tradicional, este guia inclui detalhes do modelo de prova da Faculdade Paraíso do Ceará (FAP).

Modelo de prova

A pouco tempo atrás, os exames de vestibulares eram um dos únicos modelos de ingresso em um curso superior no Brasil. Com a adoção do Enem como critério de classificação, algumas instituições públicas vem reformulando os seus regimes de prova. Apesar de possuir outras formas de ingresso, na FAP, a principal ainda acontece pelo vestibular tradicional ou agendado.

Em ambos os casos, o modelo de prova é constituído de 50 questões de múltipla escolha objetivas sobre o conteúdo aprendido no Ensino Médio e uma redação, que consiste na produção de um texto de 20 a 25 linhas, relacionada ao tema revelado no dia da prova.

O exame deve ser resolvido dentro da duração máxima de 5 horas, a contar com o preenchimento do cartão-resposta onde são assinaladas as escolhas das questões. O desenvolvimento da redação também deve ser feito dentro desse prazo, portanto, controlar o tempo durante a prova é fundamental.

O resultado será divulgado por meio de edital, portanto, é essencial ficar atento às comunicações da instituição.

Os candidatos aprovados, devem comparecer à sede da FAP, portando seus documentos pessoais para a realização da matrícula.

Como se matricular

A matrícula só poderá ser feita com a seguinte documentação:

1. Documento de Identidade do candidato e/ou responsável financeiro;
  2. Certidão de nascimento ou de casamento civil;
  3. Título de Eleitor e último comprovante de quitação com o dever eleitoral, comprovado;
  4. Certificado de Reservista ou prova de estar em dia com suas obrigações militares, se do sexo masculino e maior de 18 anos;
  5. Diploma ou Certificado de conclusão do Ensino Médio ou de curso equivalente, devidamente registrado;
  6. Histórico Escolar do Ensino Médio ou ainda de estudos equivalentes, autenticados pela instituição de origem;
  7. CPF do candidato e do responsável financeiro (se houver);
  8. Contrato de Prestação de Serviço assinado pelo candidato e responsável financeiro no ato da matrícula;
  9. 02 (duas) fotos 3x4 recentes, e comprovante de endereço do candidato atualizado e/ou do responsável financeiro.

Lembre-se!

No dia da prova, os candidatos devem se preparar para:

• ter em mãos documento de identificação com foto (não será aceita cópia autenticada, em hipótese alguma);
  • comprovante de inscrição;
  • caneta esferográfica preta ou azul-escura.

Os aparelhos celulares devem permanecer desligado durante todo o tempo da prova. É aconselhável não utilizar bonés, chapéu ou acessórios que dificuldade a visão do fiscal de prova. Fique atento, folha de resposta deve conter seu nome em todas as folhas, e não pode possuir rasuras.

O candidato deverá permanecer no mínimo 2 (duas) horas com a prova antes de entregar; em hipótese de ter realizado rascunhos da redação, entregue ao fiscal de prova junto com o caderno de questões.

Durante a prova, ou fim desta, não haverá revisão dos critérios de correção frente aos candidatos, todas serão examinadas por técnicos da equipe de seleção da Faculdade Paraíso, que divulga o resultado no site da instituição, no prazo determinado em edital.

E se você nunca foi no campus na instituição antes, tente chegar com 1h de antecedência para conseguir localizar a sala onde irá realizar as provas. Confira seu comprovante de inscrição para obter mais informações no bloco onde deve estar no início da aplicação. Atrasos não são tolerados.

Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende. Venha aprender com a Faculdade Paraíso do Ceará (FAP).

Buttons-07

VEstibular tradicional fap ce